PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRICULO.
PLANO DE AULA
Modalidade/Nível de ensino: ensino fundamental final
Componente Curricular: Educação Física.
Tema: - jogos, esporte, regras;
- regras na escola e na vida.
Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com a aula.
Construir um conceito de jogo.
Diferenciar jogos e esportes
Importância das regras no convivio entre as pessoas.
Duração das atividades: 5aulas de 50 minutos.
Estratégias e recursos da aula:
Aula 1: Apresentação do tema e realização da dinâmica “Tempestade de idéias”
Tempestade de Idéias: listar palavras que a turma entende estarem relacionadas com o tema apresentado:
Usar o cmap tools no projetor para construir o diagrama com as palavras citadas pela turma. Aproveitar para explicar que poderão utilizar este recurso para apresentação de idéias posteriormente.
Pedir que os alunos pesquisassem alguns endereços na internet relacionados com o tema proposto para bate papo na próxima aula.
Dicas de endereços a serem navegados:
http://educacaofisicafoz.do.comunidades.net/index.php?pagina=1203329457
http://www.partes.com.br/educacao/ojogocomoconteudo.asp
Pedir que construíssem um texto respondendo aos seguintes questionamentos:
Como seria o mundo sem as regras?
O que diferencia um jogo de um esporte?
O texto deverá ser apresentado na próxima aula.
Solicitar que os alunos que tiverem notebook o tragam na próxima aula.
Recursos: projetor, notebook, cmap tools, apresentação eletrônica.
Aula 2: prática, com vivencia de vários tipos de jogos ( cooperação, competição, de salão, populares, eletrônicos)
Explorar com os alunos as diferenças entre os tipos de jogos desenvolvidos.
Aula 3: dividir a turma em grupos de cinco a sete integrantes; realizar um bate-papo sobre a pesquisa realizada numa relação com a atividade prática da aula anterior.
Distribuir os grupos para que fique pelo menos um notebook por grupo. Um relator deverá ir digitando no editor de texto, as idéias mais interessantes levantadas no grupo durante a socialização dos textos. Dos registros deverá sair um novo texto, agora de múltipla autoria.
Recursos: papel A4, notebook, editor de texto.
Aula 3: Encontro dos grupos para organização do material para divulgação da pesquisa que deverá conter textos digitais, slides, textos .
Recursos: notebook, editor de texto, editor de apresentação eletrônica.
Aula 4: Apresentação dos trabalhos dos grupos com uso de apresentação eletrônica.
Recursos: projetor, notebook, câmera digital.
Aula 5: criação e aplicação de jogos desenvolvidos pelos grupos de alunos de acordo com solicitação da profesora ( cooperação, competição).
Recursos complementares:
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992
Plano Curricular da Educação Básica do Estado do Amapá. Governo do Estado do Amapá, Sec. De Estado da Educação, 2009
http://recreativossantosfc.blogspot.com/
http://visaodigital.org/tiatati/tag/jogos-recreativos-de-educacao-fisica/
Avaliação:
A avaliação terá como critérios a participação nas atividades sugeridas, posicionamento nos debates, e apresentação no grupo.
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