RELATO DE EXPERIÊNCIA
.
Trabalhamos o tema Regras: do jogo na escola a escola da vida, desenvolvido junto aos alunos de 5ª serie da escola. a atividade foi desenvolvida em duas aulas, com uma dinâmica onde foi apresentado o tema e solicitado que a turma listasse palavras que conseguiam relacionar com o mesmo. A cultura de perguntar se “vale ponto?” é marcante nessas horas, mas a partir do momento que alguns iniciaram a participação outros mais foram participando. A principio foi preciso questioná-los sobre o tema proposto ( O que é jogo para vocês?/ O que precisa ter num jogo para ele acontecer?). Em um segundo momentos realizaram um bate papo em grupos pequenos sobre as palavras citadas e sua relação como o tema Jogos, aqui foi preciso boa administração de tempo pois a conversa sobre outros assuntos dispersou muito alguns grupos, principalmente os alunos que estão com os quais estamos temos tendo problemas com o uso indevido de celulares na sala. Mas tal fato fez-nos propor que pesquisassem na internet conceitos e tipos de jogos, o que fez com que esse grupo participasse melhor da atividade.
Por fim, os grupos socializaram suas discussões e reflexões e propusemos que escolhessem ao final, subtemas relacionados a jogo que gostariam de desenvolver um estudo posterior.
A preocupação com a conclusão de conteúdos ainda nos limita a realizar esse tipo de momento com menos freqüência do que o ideal.
Em uma aula pratica seguinte realizamos alguns tipos de jogos para ir identificando as características que diferenciava um do outro.
Como planejamos uma proposta flexível, as atividades fluíram dentro do previsto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário