A partir da apreciação da entrevista com Lucas Ciavatta e do vídeo com a apresentação do bloco O Passo, juntamente com os outros exemplos de mídias apreciados no decorrer do curso podemos entender esse aprendizado como um ciclo cheio de idas e vindas com as tecnologias e objetos midiáticos.
Usamos tais recursos para receber informação, para pesquisar, para dinamizar as pesquisas em grupo ou colaborativas, e concluindo para divulgar e/ou socializar nossas produção no decorrer da formação, produção esta que vamos abrir para o mundo com as postagens realizadas em nossos blogs que também foram elaborados por alguns no decorrer do curso.
Quando tínhamos a ideia de realizar a atividade com o uso das tecnologias também pesquisamos recursos que fossem trazer mais qualidade ao desenvolvimento do proposto no plano de aula ou em nossas atividades do próprio curso.
O que muito chama atenção nesse processo todo, é que o mesmo desencadeia uma teia de colaboração que vai desde de os aplicativos descobertos e socializados as ideias a cerca dos temas desenvolvidos, no verdadeiro sentido de colaboração tão divulgado nos estudos de Jean Piaget.
Reforçar o entendimento da internet como espaço de socializar ideias, divulgação de projetos de trabalho, onde se quer que o mundo leia o que realizamos, sem medo de críticas, pelo contrario, desejando-as para realizar o replanejamento, melhoramento do que se desenvolve no plano da escola.
A proposta de pesquisa desenvolvida, onde o professor lança um tema e instiga a turma a buscar subtemas que lhe traga algum interesse em responder perguntas sobre eles, que fomente a busca de resolução de problemas levantados pelos estudantes é muito rica. E poder concluir a pesquisa com a produção de mídias pelos alunos leva a descoberta de talentos ainda não reconhecidos em nossos alunos.
E para completar esse aparato de recursos a nossa disposição tem as mídias, com as quais podemos utilizar recursos áudio visuais para socializar nossos projetos nesta linguagem muito apreciada pelo mundo atual, e com ela também realizar a reflexão sobre o que se vê o que se lê num verdadeiro exercício do sentir-pensar-agir.
Exemplo de propostas assim é que apreciamos no vídeo O Passo onde os alunos apresentam o “ o produto de uma aprendizagem” e no vídeo com a entrevista de Lucas Ciavatta onde o mesmo fala do surgimento do “Passo”. Nesses dois vídeos temos um ótimo exemplo de utilização de objetos midiáticos para socializar projetos desenvolvidos.
REFERÊNCIAS:
http://annebemdavida.blogspot.com
http://rachelbezerra.blogspot.com
http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=L3XlxbNxjqg
http://www.youtube.com/watch?v=uO8TNrRvNKE
Tornaghi, Alberto José da Costa. Tecnologias na educação: ensinando e aprendo com as TIC. Ed. - Brasília: Secretaria de Educação à Distância, 2010. Unidade IV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário