Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Trabalho por Projeto


Esta atividade foi realizada através da leitura de dois projetos lincados no blog da professora Láudia Oliveira, aqui mesmo do NTE MACAPÁ: O Projeto "Contador de História" e o Projeto "Um Projeto de Aprendizagem On-line".
No primeiro projeto, me ocorreu a seguinte reflexão: Como se sabe, o trabalho por projetos tem como um de seus objetivos, interdisciplinar os conteúdos, daí a importância do trabalho integrado entre os professores das diversas disciplinas, porém, em muitas escola, senão na maioria, há ainda uma grande resistência quanto ao uso das novas tecnologias, ficando muito difícil que a demanda de professores por este tipo de atividade ocorra. Assim, o projeto Contador de História, embora não mostre a série em que está sendo desenvolvido, mostra uma bem sucedida metodologia de desenvolver as habilidades de escrita, leitura, interpretação e registro de produção (através das mídias: máquina fotográfica, computador, filmadora, retroprojetor), tão necessários à aprendizagem da língua portuguesa. O mesmo pode ser feito com relação às demais disciplinas. É só usar a criatividade e a imaginação.
O segundo projeto “Um Projeto de Aprendizagem On-line”, realizado no Colégio Estadual Wolff Klabin, em Telêmaco, Paraná, na Modalidade Normal: Curso de Formação de Docentes, turma: 4ª série, (formandos), em dois grupos de 18 e 16 alunos, disciplina: Prática de Ensino, no contraturno escolar, retrata a necessidade da escola em preparar seus professores para o uso das tecnologias através da metodologia da aprendizagem por projetos, então duas professoras orientadoras do curso desenvolvem na prática um projeto de aprendizagem na disciplina Geografia desenvolvendo temáticas como: desenvolvimento da cidade, aquecimento global, terrorismo, tropeiros, personalidade humana, homicídios, história do samba, abandono, preconceito, a fim de que estes alunos, futuros professores, possam por em prática o que aprenderam sobre execução de projetos de aprendizagem grade da disciplina. Essa ação retrata um passo importante para a educação brasileira, onde já se observa a existência de cursos de formação de professores que contemplam a aprendizagem por projetos como metodologia de ensino importante para o aprendizado do aluno.


REFERÊNCIA:
http://www.laudiaoliveira.blogspot.com
http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/contadordehistorias/descricao.asp
http://www.slideshare.net/rosangelamenta/projetos-de-aprendizagem-online

Nenhum comentário:

Postar um comentário