Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Projetos de Aprendizagem


Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis na escola em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente? Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias, que seja significativa para o aluno?

Ao meu ver, a aprendizagem por projetos é a resposta para essas indagações. Para isso o professor de aproveitar todas as situações ocorridas no ambiente de interação do aluno, e isso inclui não apenas a sala de aula, mas, a família, seu grupo de amigos, a geografia a qual pertença.
Para isso, o professor deve estar literalmente plugado em duas situações: Feeling para perceber novas possibilidades de ensino-aprendizagem e conhecimento das novas tecnologias de informação e comunicação.
A primeira acontece quando o professor consegue, por exemplo, transformar uma situação conflituosa no contexto da sala de aula, em uma potencial experiência de aprendizagem. Dessa forma, brigas, lixos no chão, apelidos, usos indevidos de aparelhos celulares, MP3, e outros, podem se tornar objetos de pesquisas e apresentações de trabalhos, através do ciclo: descrição, execução, reflexão, depuração, que é a dinâmica de desenvolvimento dos projetos de aprendizagem.
No segundo caso, o professor, enquanto mediador do ato de aprender, deve dominar técnica e inclusive politicamente as novas tecnologias de informação e comunicação, para que esteja competentemente instrumentalizado a compartilhar com seus alunos novas formas de aprender, incentivando e orientando o uso seletivo e crítico dos mesmos e da gama de informações que estes proporcionam.
Penso que  este é o foco que possibilitará não só ao aluno, mas, também ao professor, desenvolverem suas habilidades e competências nos mais diversos campos do conhecimento humano e que hoje estão disponíveis neste mundo globalizado. Assim, se o conhecimento é plural, os aprendentes também devem ser plurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário