Ao realizar a leitura dos projetos disponíveis nos links indicados para a execução desta tarefa, algo fundamental nos chamou a atenção, inclusive observado nos projetos de aprendizagem Futurarte e Escola Viva: o leque de opções que se abre para a interdisciplinaridade, onde vários conteúdos são trabalhados dentro das disciplinas afins, incluindo ainda a utilização criteriosa dos aplicativos computacionais, não visando formar exímios operadores computacionais, mas oportunizando o aprender como uma necessidade de resolver o problema proposto, ou seja: Compreender as origens dos principais problemas ambientais que assolam o mundo atual. A leitura do projeto de aprendizagem Escola Viva: Meio Ambiente, nos remete ainda a vislumbrar que trabalhar as habilidades técnicas, científicas e sociais – objetivo do projeto – de nossos educandos é algo possível, basta a predisposição de executar. O interessante é que se trata de um planejamento plenamente exequível e coerente, exatamente como deve ser.
Assim, a utilização de webquests está para a execução de projetos de aprendizagem, como o professor está para a mediação dos mesmos. Por ser uma atividade didática fácil de ser desenvolvida e muito rica para a aquisição de novos conhecimentos, bem como, para a promoção da interação entre alunos, sua utilização deve ser amplamente incentivada entre os educadores. Pode-se afirmar sem medo de errar, que a webquest colabora não só para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e seletivo dos alunos, como também estimula a criatividade.
Sendo que um dos objetivos da educação formal é preparar para o mercado, novos pesquisadores, a webquest, cuja metodologia de desenvolvimento é justamente incentivar a pesquisa, vem atender ao anseio da sociedade e ao objetivo da escola, uma vez que a forma como é realizada, vem ao encontro desta necessidade. Toda vez que o professor direciona um trabalho através da webquest, está dando ao seu aluno a oportunidade de alargar seu horizonte de aprendizagem, pois, este terá diferentes formas de visualizar um mesmo conceito, não importando se a busca é em grupo ou individual, os alunos sempre chegarão à solução do problema levantado pelo professor e de uma forma significativa, divertida, curiosa.
Outro aspecto interesse nesta forma de trabalho é a oportunidade de construção do conhecimento por parte do aluno. Isto o levará certamente a desenvolver a capacidade de transformar o conhecimento aprendido, analisa-lo e compreendê-lo. Por ser uma tática de aprendizagem colaborativa, todos os alunos acabam somando para o resultado final do trabalho e isso é muito importante, porque queremos mesmo é formar pessoas pensantes, criativas, transformadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário